Afinal, o que é provedor de internet?
O provedor de internet é um serviço promovido por empresas especializadas que ligam a internet aos computadores, celulares, tablets e demais dispositivos eletrônicos que utilizam essa tecnologia.
Antigamente, eram as conexões discadas que faziam parte das casas dos brasileiros que contavam com a internet na época. Elas funcionavam da seguinte maneira: eram feitas “ligações” para a empresa provedora de internet, que então fazia o intermédio da conexão das operadoras de telecomunicações com os usuários. Ou seja, era dever do provedor oferecer os protocolos que permitiam o acesso à internet em casas e empresas.
Porém, com a chegada da internet banda larga, com conexões via cabo, satélite, rádio ou fibra, algumas mudanças importantes foram realizadas nessa estrutura. Desde então, a própria operadora pode realizar o papel de intermediária e cobrar os seus próprios valores para que os consumidores possam contratar e utilizar a sua internet.
Por isso, atualmente, o provedor é a própria empresa que oferece os planos de internet para o consumidor, bem como fazer a sua disponibilização, garantir a estabilidade da conexão e fazer reparos sempre que for necessário.
Para se tornar um provedor, a empresa interessada precisa de uma licença de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), fornecida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Esse certificado evita que a empresa fique em situação irregular e, ao mesmo tempo, comprove para o cliente desse provedor que ele receberá um serviço regularizado — em caso de adversidades, o usuário está amparado legalmente.